builderall

NESSE VDEO FALAMOS SOBRE OS DESAFIOS DE FAZER MISSES NO SERTO NORDESTINO



Vamos conhecer um pouco do Desafio de Misses no Serto Nordestino


O lugar nem sempre tem beleza, a terra seca, o calor extenuante e a escassez de gua so os grandes desafios do contexto fsico do semirido nordestino. Somados a tudo isso, a forte tradio do culto aos ?santos? e o sincretismo histrico do catolicismo com as culturas indgenas, ciganas e quilombolas tornam essa regio O Desafio de Misses no Serto Nordestino. Em contrapartida encontramos um povo de corao bom, pessoas receptivas, e que vivem uma vida simples e de amizade sincera.


Alm de todo esse contexto fsico e religioso, existe uma falta de compromisso da igreja em alcanar essas localidades carentes do serto nordestino. Muitas igrejas no querem investir nessas regies devido as dificuldades econmicas, pois essas igrejas esperam um retorno rpido de uma regio onde o processo de evangelizao e discipulado exige um certo tempo para ser estabelecido de forma slida.


Por natureza e contexto, o sertanejo resistente ao Evangelho, sua f sincrtica, hereditria, repassada mais de uma forma folclrica, tradicional do que mesmo de uma forma sistemtica de ensino, uma ?herana cultural? herdada de seus antepassados e passada de gerao a gerao atravs de histrias, contos e prticas religiosas. Essa cultura religiosa to forte que em muitos lugares considerado uma desonra grave o fato de voc passar para a ?Lei dos crentes?. 


Quando olhamos para esse quadro, sentimos o quanto grande o O Desafio de Misses no Serto Nordestino! A zona rural nordestina possui mais de 12 milhes de habitantes com menos de 0,1% de crentes. estimado que existam mais de 10 mil vila e povoados sem nenhuma presena evanglica e a que a igreja das capitais ou dos grandes centros urbanos, devem investir parte de seus recursos e missionrios.


Plantao de Novas Igrejas

Desde 2008, a MEF ? Misso Esperana e F Tem desenvolvido projetos de treinamento para novo missionrios e auxiliado igrejas de vrias partes do Brasil na plantao de novas e enfrentar esse Desafio de Misses no Serto Nordestino. Cidades como So Fernando ? RN, Granjeiro ? CE, Riacho ? PB, Sitio Novo ? RN, gua Nova ? RN, Bocaina ? PI, Monteirpolis ? AL receberam nossas escolas de misses e uma nova igreja foi plantada nessas cidades; Assim como nas zonas rurais de So Jos de Princesa ? PB na comunidade Patos do Irr, Nova Santa Rita ? PI, na comunidade de Tanque Novo, Riacho de Santana ? RN, na comunidade Pau Darco, novas igrejas tambm nasceram a partir de nossas escolas de misses.



Formao de obreiros sertanejos

Outro grande desafio dessa regio a formao de novos obreiros. Existe uma resistncia muito grande por parte da liderana das igrejas do nordeste em enviar jovens, casais e obreiros para treinamentos de formao, assim como para trabalharem em plantao de igrejas nessas localidades.


Ao longo dos anos temos enfrentado diversos desafios nessa rea. Certa vez conhecemos um jovem que tinha um grande fervor em evangelizar e resolvemos investir na vida desse jovem, mas seu pastor no queria envia-lo ao treinamento com a desculpa que a igreja no tinha recursos para isso.


Em seguida perguntei se consegussemos uma oferta para ele ir para o treinamento, sem custo para a igreja local, ele abenoaria a ida do jovem, ento ele nos informou que se fosse assim concordaria. Esse jovem participou de vrios outros treinamentos missionrios junto a MEF, casou e em seguida Deus os levou para plantar uma igreja entre as cidades menos alcanadas do serto e hoje esto se preparando para irem para Guin Bissau.


Existem muitos vocacionados que esto esperando uma oportunidade de poder servir no Reino de Deus, mas esto esperando um incentivo, um apoio por parte de sua liderana e igreja.


Em meio a essa realidade, a MEF ? Misso Esperana e F, surge para dar suporte a essas igrejas, fornecendo treinamento adequado e o envio desses novos missionrios s regies menos alcanadas do serto nordestino. 


Se os lideres tiverem uma viso missionria proativa, consequentemente a igreja tambm ter uma viso missionria que gerara muitos frutos. Se a igreja tem uma viso missionria, novos vocacionados sero levantados no meio dela, e se todos compartilharem dessa viso, os vocacionados sero treinados e enviados aos campos que esto brancos. No algo simples assim, mas tambm no precisamos complicar ainda mais.


A conscientizao missionria se d atravs da exposio da Palavra, do que ela ensina sobre o assunto, de homens e mulheres que so comprometidos com a causa missionria e que podem ser paradigma para os demais. Que sejamos a igreja missionria que pelo mover do Esprito Santo, far misses, em sua localidade, cidade, estado e alm-fronteiras.

Deus continua trabalhando para alcanar aqueles que ainda no ouviram falar do amor de Jesus.


POR AMOR DO SERTO NORDESTINO NO ME CALAREI!