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Uma Nova Forma de Medir o Discipulado Evanglico


H alguns meses, quando eu falava sobre liderana com integridade em uma escola crist local, um grupo de meninos mencionou um influenciador popular da Gerao Z. Esse influenciador ganhou muitos seguidores espalhando ideias prejudiciais sobre as mulheres, o que levou ao seu banimento de vrias plataformas e ao seu ?cancelamento? por muitos grupos. No entanto, entre alguns jovens, ele se tornou ainda mais popular.


Quando mencionei o nome desse influenciador para aquela turma do ensino mdio, a reao foi imediata. Gosto quando o ambiente fica agitado, especialmente ao ensinar adolescentes. Esse caos uma boa oportunidade para ensinar, e eu j tinha na mente um discurso improvisado sobre integridade, escrito pelas experincias que vivi.


Ver aqueles jovens defendendo com tanta paixo o seu dolo me lembrou de como eu era h dez anos. No final da adolescncia, comecei a seguir os ensinamentos de um lder popular na igreja evanglica. Ele era um timo professor, que construiu uma das igrejas que mais crescia nos Estados Unidos. Era barulhento, provocador e, sinceramente, eu o achava incrvel! Era emocionante ouvi-lo pregar!


Por anos, ele se tornou cada vez mais conhecido, at que, de repente, sua igreja desmoronou. Por qu? Porque ele no era apenas barulhento e provocador no plpito, mas tambm fora dele. Ele tinha grandes talentos, mas no tinha o carter necessrio para us-los de forma adequada.


Fiquei me perguntando se os jovens que defendiam seu dolo txico um dia passariam pela mesma decepo que eu vivi. Descobrir que um lder religioso que voc admirava e que influenciou sua f no era quem voc pensava uma experincia dolorosa, que pode levar anos para ser resolvida em sua jornada espiritual.


Esse tipo de liderana txica no exclusividade de pastores de megaigrejas. Infelizmente, muitos jovens lderes me procuram decepcionados, tendo dificuldades em conciliar o que veem em cristos mais velhos que antes admiravam. Esses cristos, que pareciam ser exemplos, na verdade, demonstraram ser narcisistas, vingativos, racistas e egostas (Gl 5.19-21).


Se voc evanglico, talvez saiba do que estou falando. Precisamos parar e pensar se a forma como avaliamos o crescimento espiritual e a maturidade est errada. Qual o critrio que usamos para permitir que certos lderes alcancem posies de influncia sem o carter necessrio? Ser que esse critrio parte do problema?




A Medida de Jesus para o Discipulado


Jesus entendia a importncia de usar a mtrica certa para avaliar a maturidade espiritual.


No incio de seu ministrio, ele nos alertou: ?Cuidado com os falsos profetas. Eles vm a vocs disfarados de ovelhas, mas por dentro so lobos vorazes. Vocs os reconhecero pelos seus frutos? (Mt 7.15-16a).


Jesus nos chama a prestar ateno especial em nossos lderes. Ele nos garante que possvel distinguir lobos de ovelhas, apenas observando os frutos que produzem.


Da mesma forma, no fim de seu ministrio, Jesus destacou novamente a importncia dos frutos. Ele disse: ?Eu sou a videira; vocs so os ramos. Se algum permanecer em mim e eu nele, esse d muito fruto; pois sem mim vocs no podem fazer coisa alguma. Meu Pai glorificado pelo fato de vocs darem muito fruto; e assim sero meus discpulos? (Jo 15.5,8).


O que Jesus est nos dizendo que h uma mtrica que nos ajuda a ver se algum realmente um discpulo de Cristo ou um ?lobo voraz?. Essa mtrica so os frutos que esse discpulo produz.


Jesus continua em Mateus 7.16-17: ?Vocs os reconhecero pelos seus frutos. Pode algum colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Da mesma forma, toda rvore boa d frutos bons, mas a rvore ruim d frutos ruins?.


Que tipo de frutos devemos procurar? O que significa, para um discpulo, produzir bons frutos? Como os reconhecemos?


Muitas vezes, na comunidade evanglica, ficamos chocados ao descobrir que pessoas que pensvamos serem boas ovelhas eram, na verdade, lobos disfarados.


Ser que somos to ingnuos ou os lderes so to habilidosos em enganar? Ou ser que estamos usando a mtrica errada para avali-los?


A Medida de Paulo para o Discipulado


Felizmente, o apstolo Paulo nos d a resposta. Ele descreve as qualidades que algum que produz o fruto do Esprito deve ter: ?amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio? (Gl 5.22-23).


O fruto do Esprito na vida de um discpulo est mais relacionado ao carter interior do que sua capacidade exterior.


A mtrica de Paulo para avaliar se algum espiritualmente frutfero no inclui nada relacionado frequncia, dons ou talentos, sucesso, eficcia ou aes externas. Ele no diz que o fruto do Esprito ter uma grande igreja, ser um pregador extraordinrio ou ter uma liderana visionria.


O fruto do Esprito est relacionado ao interior da pessoa, a quem ela est se tornando em Cristo, e no ao que ela faz para Cristo. No tem nada a ver com dons, capacidades ou competncias, mas tudo a ver com carter.


aqui que cometemos o maior erro ao avaliar a liderana espiritual e a maturidade pessoal. Muitas vezes, justificamos a falta de carter com o que consideramos ?sucesso missionrio?.


Desde que a pessoa ?faa?, no importa o que ela ?seja?.


Por exemplo, algum que tenha o vcio da fofoca (que gera desunio) rapidamente perdoado se for um pregador talentoso. Seus pecados so ignorados por causa de seus dons. Fechamos os olhos para os erros de algum que tem talento para a liderana e ajuda a criar iniciativas, mas que irritadio e excessivamente ambicioso, pois ele deve ser (segundo a lgica evanglica) ?um homem de Deus?. No entanto, questionamos o sucesso de algum que leva uma vida humilde em uma igreja pequena, mesmo que ele demonstre o fruto do Esprito.


Jesus nos encoraja a prestar ateno ao fruto associado ao carter e maturidade emocional, no competncia exterior. Essa a mtrica que devemos usar para descrever algum que est crescendo espiritualmente e desfruta de bem-estar interior.


Gosto da forma como Pete Scazzero, autor de Discipulado Emocionalmente Saudvel, fundamenta o ensino de Paulo: ?No se pode separar sade emocional e maturidade espiritual. impossvel ser espiritualmente maduro e continuar emocionalmente imaturo? (p. 138-139).


Devemos usar intencionalmente as listas que Paulo nos fornece em suas cartas como critrios para avaliar o verdadeiro discipulado evanglico. Devemos nos alegrar ao ver aqueles que produzem o fruto do Esprito e imitam a Cristo.


Por outro lado, os que produzem as obras da carne devem nos causar preocupao. Caso contrrio, deixaremos de ser vtimas e nos tornaremos, na verdade, participantes do sistema que criticamos.





Aplicando a Mtrica em Casa


Como cristos, devemos refletir profundamente. Somos parte do sistema que produz cristos txicos. Todos ns, de alguma forma, valorizamos mais o que se faz do que o carter e o ser. Antes de sermos capazes de restaurar o sistema, precisamos comear a buscar a restaurao interior em nossa prpria vida.


Ao ler a lista de bons frutos (o fruto do Esprito) e maus frutos (as obras da carne) que Paulo apresenta em Glatas 5.19-21, onde voc v o reflexo mais fiel de si mesmo? Um exerccio mais proveitoso talvez seja pedir que as pessoas que lhe conhecem bem identifiquem, com base nessa lista, os aspectos positivos e negativos que observam em voc.


Chegou a hora de ns, como igreja global, nos apresentarmos humildemente diante de Deus e pedirmos ao Esprito Santo que comece em ns uma obra de restaurao para que possamos produzir os frutos mencionados por Paulo. Vamos preparar nossos coraes para que sejamos conformes imagem de Jesus em nosso prprio tempo.


Post modificado de LAUSANE

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